CÂMARA TÉCNICA O QUE É?

A ideia de formar um grupo de profissionais de diversas áreas, que já estivessem envolvidos no Programa “Sacramento 2025 - Cidade Empreendedora”, que fossem em sua maioria moradores da cidade de Sacramento e que estivessem dispostos a atuar de maneira multidisciplinar foi um desafio quando notamos o rápido desenvolvimento do Programa, logo no seu primeiro trimestre.

Tão rápido quanto o desenvolvimento do Programa foi a composição voluntária do grupo de profissionais, que veio a se chamar Câmara Técnica do Terceiro Setor.

A Câmara Técnica, vinculada operacionalmente à ACE – Associação Comercial e Empresarial de Sacramento, visa a dar suporte técnico para a elaboração/adequação, mobilização de capital, execução e prestação de contas de projetos socioambientais propostos pelas Organizações da Sociedade Civil – OSC´s que integram o Programa e que contribuam com o desenvolvimento sustentável do município.

Além disso, atua rotineiramente para que todas as ações do Programa estejam alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que no caso da Câmara Técnica possui 4 objetivos em evidência. São eles:

AUMENTAR SUBSTANCIALMENTE O NÚMERO DE JOVENS E ADULTOS QUE TENHAM HABILIDADES RELEVANTES, INCLUSIVE COMPETÊNCIAS TÉCNICAS E PROFISSIONAIS PARA EMPREGO, TRABALHO DECENTE E EMPREENDEDORISMO

EMPODERAR E PROMOVER A INCLUSÃO SOCIAL, ECONÔMICA E POLÍTICA, QUALIFICANDO AS ASSOCIAÇÕES POR MEIO DE SEUS GESTORES E EQUIPES

TORNAR A CIDADE E OS BAIRROS MAIS HUMANOS E INCLUSIVOS, SEGUROS, RESILIENTES E SUSTENTÁVEIS

FORTALECER OS MEIOS DE IMPLEMENTAÇÃO E REVITALIZAR A PARCERIA GLOBAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Os profissionais que se voluntariaram a compor a Câmara Técnica se comprometeram em doar horas para organizar e executar as atividades relacionadas ao Programa. A consultoria “Adapta P&D”, que atua desde o início quando os objetivos ainda eram parte de um Projeto embrionário, vem realizando a capacitação dos integrantes e a organização das atividades operacionais, preparando seus membros para alcançar autonomia.

Parte desse trabalho envolve, também, a sustentabilidade operacional da Câmara Técnica que foi estruturada ela mesma sob a forma de projeto e já está concorrendo a editais para mobilização de capital.

Após o terceiro mês da sua composição, os 18 profissionais envolvidos foram organizados por meio de Comissões de Trabalho, cada uma envolvida com uma etapa do processo que vai da verificação das propostas e dos requisitos necessários aos proponentes, até a prestação de contas ao término do projeto, conforme vemos a seguir:​

Atualmente, a Câmara Técnica é um Projeto intitulado "Terceiro Setor Sustentável" e, também, segue os mesmos requisitos de outros projetos inscritos no Programa, visando sua sustentabilidade.

©2019 by Adapta Pesquisa & Desenvolvimento. Proudly created with Wix.com